sala de reunião vazia

Coaching de comunicação para atingir o ápice na carreira.

Comunicação é algo para a vida toda. Mas, boa comunicação é para áreas específicas da vida profissional. Através de um bom processo de coaching de comunicação é possível atingir o ápice na sua carreira profissional.

Você sabia que não é todo advogado que fala em tribunal porque assume ter uma comunicação deficiente? tribunal Sabia que não é todo bom profissional que aceita convite para assumir posição de liderança justamente por reconhecer que sua comunicação não engaja?

Como superar as dificuldades na comunicação profissional

A partir dessas reflexões eu posso contar que no começo da minha carreira comercial, tive necessidade de desenvolver um aspecto da boa comunicação para as vendas. Era uma dificuldade que eu tinha de solicitar o fechamento do negócio.

Sem isso minhas vendas tinham um volume muito baixo. Eu precisava olhar para o potencial comprador em um determinado momento e dizer algo parecido com: “E então, vamos fechar o negócio?” “Posso providenciar a entrega desse material?”

negócio fechadoVocê acredita que eu quase nunca chegava neste ponto? Fazia uma belíssima apresentação do produto e da empresa, mas na hora do fechamento, não saia nada. Eu apenas agradecia pelo seu tempo e me retirava.

Foi apenas depois de aprender isso que minhas vendas aumentaram a ponto de me fazer ganhar prêmios de produtividade e consegui atingir o ápice da carreira.

A comunicação profissional é contextual.

A comunicação está relacionada com a expressão humana. E a forma como nos expressamos está vinculada com o contexto em que isso acontece.

As demandas onde nos encaixamos exigem determinadas habilidades a fim de obtermos resultados positivos. Quando isso falta, o sucesso não vem e fica quase impossível atingir o ápice da carreira. É necessário ter a atitude certa para atingir objetivos

Comunicação para liderança

Como coach recebi certa vez, um cliente que queria desenvolver sua comunicação. Descobri que ele era engenheiro civil, introvertido e que nunca precisou usar sua comunicação para liderar grupos. Este foi exatamente o motivo que o trouxe até mim.

Ele foi elevado à categoria de líder em função de seus elevados conhecimentos e bons resultados na empresa onde trabalhava.

Seu processo de coaching não visou apenas no conhecimento de técnicas comunicativas, mas também em liderança, autoconhecimento, fortalecimento de valores internos e desenvolvimento de aspectos psicológicos.

Ele recebeu  exercícios diversos para realizar entre uma sessão e outra a fim de proporcionar estes resultados. Por fim, ele se viu diante do grupo que precisou assumir como um líder que ele descobriu ser durante o coaching. Conquistou mais felicidade, alcançou um novo patamar de satisfação e atingiu o ápice da sua carreira profissional.

A comunicação profissional opera com aspectos técnicos

Como eu também sou professor do curso de Oratória, certa vez recebi um pastor em começo de carreira.  (Se é que se pode chamar esta atividade de carreira profissional, penso que é um dom especial). Na verdade ele era um profissional eletricista e por acreditar que estava respondendo a um chamado de Deus, resolveu melhorar suas habilidades de comunicação para a pregação da palavra.

A comunicação de um pastor deve ser clara, contextualizada nos aspectos morais do tema que está sendo pregado, além de inspiradora e persuasiva.

pregação

Outros aspectos como o uso da emotividade, do ensino, da comparação e da argumentação são sempre bem vindos. Mas, acima de tudo, neste caso em especial o foco é sempre fazer a manutenção da fé dos ouvintes. Para que isso aconteça o comunicador deve, também, possuir uma forte autoestima. Além disso, muito conhecimento das escrituras sagradas em diversos contextos, ou seja, histórica e filosoficamente, além de ter estudado teologia. É só a partir daí que eu entro como um preparador da comunicação.

Agora, você consegue imaginar uma situação onde o pretendente a pastor evangélico busca a comunicação sem antes apresentar todos os outros requisitos? E isto acontece com certa frequência nas igrejas evangélicas. É que muitos destes pretendentes a pastor acreditam ser necessário apenas sentir que receberam um chamado divino.

Como os conteúdos técnicos se combinam na comunicação

Nestes casos, a dificuldade em aproveitar os conteúdos de comunicação podem ser maiores uma vez que o objetivo com ela é construir um resultado em associação aos outros aspectos.

Quando faltam aspectos de entendimento técnico da função, a comunicação perde parte do seu sentido.

Por exemplo, um médico formado aprendeu a se comportar de determinada forma diante de seus pacientes. E isto é observado em sua comunicação.

Um psicanalista aprendeu técnicas especiais para ajudar seus pacientes, o que faz com que sua comunicação seja específica.

Uma profissional de R.H. que faça entrevistas de seleção aplica uma série de perguntas preparadas para obter determinadas informações. Além disso a comunicação que acontece durante a entrevista lhe dá sinais claros do perfil do candidato para a vaga em questão.

O coaching de comunicação para atingir o ápice na carreira profissional

Como professor de comunicação e coach, eu não dou os conteúdos técnicos da área profissional de cada cliente. Mas, preparo os profissionais  a se comunicar melhor com seus conhecimentos técnicos. E isso os ajuda a atingir o ápice da sua carreira.

Lembre-se que a comunicação profissional só funciona bem dentro de algum contexto. O comportamento do profissional dentro do seu contexto também deve ser ensinada em sua formação acadêmica. Porém, mesmo neste caso eu mostro os comportamentos públicos aceitáveis em qualquer situação.

O coaching de comunicação ajuda a usar bem os recursos técnicos

Um outro caso é de uma profissional de finanças que sentia-se sufocada e angustiada em seu trabalho e me procurou para fazer coaching. Ela estava muito triste e afirmou muitas vezes que não tinha capacidade para continuar em seu trabalho.

O foco de sua dificuldade estava no momento de se pronunciar nas reuniões com a diretoria. Ela afirmava não conseguir suprir os diretores com os conteúdos que eles precisavam para tomar suas decisões. Já havia tomado algumas advertências pela mesma falha de resultado.

reunião

Durante o processo, busquei mapear o caminho da comunicação que ela fazia na busca de conteúdos para as reuniões estratégicas.

Descobriu-se que um profissional de outro município, responsável por dados importantes para seus relatórios, não os transmitia de forma completa. E isso acontecia por falha na comunicação dela com ele. Mostrei a ela como sua comunicação poderia ser melhor através de vários exercícios e reflexões conceituais.

Na terceira sessão pudemos encerrar seu processo pois ela já havia conseguido dar a volta por cima da sua dificuldade. Ela relatou que, devido à aplicação da nova forma de se comunicar estava obtendo muito mais conteúdos para seus relatórios.

Foi assim que suas apresentações com a direção da empresa se tornassem totalmente satisfatórias. Em função disso, ela garantiu sua continuidade na empresa em um momento onde diversas demissões estavam sendo realizadas.

Como funciona o coaching de comunicação

Para finalizar eu gostaria de dizer que o coaching de comunicação não é apenas um processo comum de coaching. Ele pede uma série ampla de aplicação de conhecimentos para o preparo adequado das pessoas interessadas. É necessário um diagnóstico preciso dos desafios a serem solucionados. E depois o desenho de um programa particular de soluções a serem aplicadas.

Pense em seu trabalho, você já passou por desafios com a comunicação? Já se viu diante de alguma situação onde falar apenas não bastou para atingir um determinado propósito? Já presenciou uma situação onde alguém se deu mal em função de uma afirmação mal colocada em um determinado contexto?

Pois é disso que estamos falando aqui também, dos riscos que estão por trás da má comunicação. E tudo isso pode ser muito melhorado através de um processo de coaching de comunicação que poderá proporcionar um verdadeiro upgrade em sua carreira.

 

Para conhecer melhor o meu trabalho você pode assistir alguns vídeos em meu canal do Youtube

 

Sucesso e tranquilidade em uma carreira mais plena e feliz, são os meus votos para você.

 

Professor Sidnei Miranda

sidneimiranda.com.br

@sidneimiranda

Compartilhe esse post!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Central de Atendimento

(11) 94027-7221

(11) 2836-2080

© 2018 • Todos os direitos reservados