Toda ação de capacitação na empresa deve ser decidida a partir de uma LNT, neste artigo eu vou te mostrar como fazer o Levantamento das necessidades de treinamento.

Você pode não saber ainda, mas quando isso não é feito, problemas podem ocorrer aí na empresa. Por exemplo, contratação de um treinamento fora do escopo e até ROI negativo.

Um treinamento realizado sem a devida consulta de detalhes como,

Entre outros, podem resultar em nada, ou até em prejuízo. E eu sei que não é isso o que você quer, não é?

O que é Levantamento das necessidades de treinamento

Vamos começar pela definição: O Levantamento das Necessidades de Treinamento é uma avaliação que tem por objetivo ser uma ferramenta de diagnóstico para determinar com precisão a respeito de treinamentos que devem ser realizados dentro da empresa.

O que faz o Levantamento das necessidades de treinamento

Ele reduz a distância entre as habilidades dos colaboradores e aquelas exigidas no job description. Você pode aplicar antes e depois do treinamento a fim de obter o ganho de resultados esperado.

Não estou exagerando quando eu digo que existem muitas empresas que nunca fazem treinamento interno e se gabam disso. Acreditam que no contato diário com os colaboradores o treinamento já é realizado. É aí que o Levantamento das necessidades de treinamento pode ajudar com detalhes que não são vistos sem um olhar mais profundo. E claro, isso também ajuda a melhorar os resultados gerais da empresa.

Para que serve o Levantamento das necessidades de treinamento

Na sua empresa o Levantamento das necessidades de treinamento serve para ampliar a visão sobre lacunas e demandas de conhecimentos, habilidades e experiências que estejam faltando nas equipes. Sua cobertura contempla até aspectos de performance da empresa em relação ao mercado.

O que acontece quando não fazemos o Levantamento das necessidades de treinamento

Quando não fazemos o Levantamento das necessidades de treinamento e escolhemos um treinamento de qualquer jeito, muitos colaboradores chegam a reclamar de serem inseridos em um grupo para fazer um determinado treinamento sem ao menos terem sidos consultados.

E não é sem motivos, afinal, quem vai ter que se comprometer com os resultados em primeiro lugar é o próprio colaborador. Portanto, nada melhor do que envolver a todos no processo de levantamento dessas informações que também pode ajudar na motivação pela busca de melhorias de todos.

Dessa forma o treinamento pode não atingir o objetivo e o investimento pode acabar virando um prejuízo. O Levantamento das necessidades de treinamento também resolve esta questão.

O que obtemos com a aplicação do Levantamento das necessidades de treinamento?

Se a empresa quer mesmo obter resultados precisos com capacitação interna precisa partir do Levantamento das necessidades de treinamento. Ele vai mostrar com alguma precisão os seguintes dados:

Leia neste artigo: “Carreira e os motivos para fazer Coaching

Como fazer o Levantamento das necessidades de treinamento:

O Levantamento das necessidades de treinamento geralmente é realizado pela equipe de treinamento e pode ter apoio do pessoal de RH. Eles vão fazer contato com todos os departamentos da empresa em todos os níveis.

Dessa forma serão ouvidos os gestores, os líderes e o pessoal da produção e linha de frente.

Esta é a melhor maneira de ampliar a visão de quais são as necessidades de treinamento. Depois de identificado onde é preciso treinar e o que, a equipe de treinamento vai partir para a etapa de definição de qual o tipo mais adequado de treinamento a ser realizado. Vamos ver as etapas que facilitam esse processo:

 

Não conformidades:

Você precisa ver onde estão

Entrevistas:

Quando a gente estabelece uma relação constante com os profissionais de todos os níveis, esta  é uma forma rápida de obter informações críticas de necessidades de melhoria.

Você vai lá e faz uma entrevista breve com um líder para levantar os aspectos que só ele consegue perceber em sua área.

E lembre-se que é necessário manter uma visão voltada para o planejamento estratégico da empresa a fim de entender melhor para onde os processos devem se encaminhar.

Avaliações:

As avaliações são documentos que revelam necessidades de aperfeiçoamento  e servem como recurso para a definição dos tipos de treinamento a serem investidos.

Além disso, com elas também é possível identificar quem tem o perfil adequado para a transmissão de novos conhecimentos. Estes são profissionais que podem ser aproveitados em uma equipe de multiplicadores internos de conhecimento.

E se você ainda não tem uma equipe de multiplicadores internos de treinamento, também pode querer montar uma para futuros treinamentos especializados.

Solicitação das áreas:

Nesta etapa você vai avaliar as solicitações das áreas por treinamento. Isso vai te ajudar a refinar a decisão pelo treinamento mais adequado, tanto no sentido da necessidade específica levantada, quanto dos objetivos de resultado financeiro da companhia.

Implantação de normas e mudança de processos:

Sempre que houver alguma modificação nos procedimentos internos deverá ser feito o levantamento de nova adequação dos comportamentos dos colaboradores internos. Aqui tem outra oportunidade para você aplicar o Levantamento das necessidades de treinamento.

Relatórios:

Na medida em que você tem acesso aos relatórios das áreas para levantamento das demandas de treinamento, lembre que esse é também  um importante passo.

É porque eles trazem dados para serem usados em índices que podem ser desenvolvidos para a comparação de resultados e cálculo de ROI e ROE.

E de novo você vai conseguir mostrar resultados de crescimento. Depois disso é só passar na sala do chefe e pedir um aumento! Ou, se você mesmo é o BOSS, talvez umas férias, hã?

Mas, olha, se o lucro for muito alto, não esquece da PL dos seus colaboradores, afinal eles também trabalharam bem!

Sucesso no processo e depois me conta os resultados. 

  

Sidnei Miranda

Gestor estratégico.

Consultor de comunicação.

Coach e terapeuta Sistêmico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *