Nem sempre nossa comunicação é eficaz, às vezes passamos por algum desafio quando:
- Fazemos um pedido por telefone.
- Enviamos um e-mail
- Conversamos com o chefe
- Combinamos algo com a gata/gato
Entre outras tantas situações!
Mas, como resolver esses pequenos conflitos, que às vezes podem nos render muita dor de cabeça?
Existem várias técnicas para melhorar nossa comunicação e deixá-la eficaz, no entanto, para casos corriqueiros algumas poucas dicas podem economizar muita dor de cabeça.
Eu sugiro alguns pontos fundamentais.
- Avalie bem quem é seu ouvinte: As pessoas entendem as mesmas coisas de um jeito diferente. Escolha bem as palavras para descrever seus pedidos e afirmações. Cada pessoa tem um conjunto de vocabulário preferido, por exemplo.
- Confira o resultado: Não custa nada pedir um feedback da sua mensagem, caso tenha ficado alguma dúvida. Pergunte se você conseguiu explicar direito, se faltou algum detalhe, e coisas do tipo.
- Peça para repetir: Essa é ainda melhor, se a pessoa repetir tudo certo é porque entendeu mesmo.
Clareza e objetividade ajuda muito na comunicação. No mais seja gentil e tenha paciência que tudo se resolve.
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Sidnei Miranda