conflito na comunicação

Como reduzir confusões na Comunicação.

Nem sempre nossa comunicação é eficaz, às vezes passamos por algum desafio quando:

  • Fazemos um pedido por telefone.
  • Enviamos um e-mail
  • Conversamos com o chefe
  • Combinamos algo com a gata/gato

Entre outras tantas situações! 

Mas, como resolver esses pequenos conflitos, que às vezes podem nos render muita dor de cabeça?

Existem várias técnicas para melhorar nossa comunicação e deixá-la eficaz, no entanto, para casos corriqueiros algumas poucas dicas podem economizar muita dor de cabeça.

Eu sugiro alguns pontos fundamentais. 

  1. Avalie bem quem é seu ouvinte: As pessoas entendem as mesmas coisas de um jeito diferente. Escolha bem as palavras para descrever seus pedidos e afirmações. Cada pessoa tem um conjunto de vocabulário preferido, por exemplo.
  2. Confira o resultado: Não custa nada pedir um feedback da sua mensagem, caso tenha ficado alguma dúvida. Pergunte se você conseguiu explicar direito, se faltou algum detalhe, e coisas do tipo.
  3. Peça para repetir: Essa é ainda melhor, se a pessoa repetir tudo certo é porque entendeu mesmo.

Clareza e objetividade ajuda muito na comunicação. No mais seja gentil e tenha paciência que tudo se resolve.

Para maiores desenvolvimentos, faça o meu curso “Comunicação Eficaz”

Sidnei Miranda

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