Você consegue se lembrar da primeira vez na sua vida em que testemunhou uma cena de agressividade entre duas pessoas?
Agressividade é um dos temas humanos mais trabalhados nos consultórios psicoterapêuticos. Não apenas lá, mas também nas religiões. E ainda na área médica, a agressividade também é um tema bastante tratado.
Existem muitos remédios para a ansiedade que é um dos sintomas que podem servir de gatilho para a agressividade. Além disso, precisamos todos aprender a como resolver conflitos na comunicação.
No Brasil, houve um aumento acima dos 36% no consumo de antidepressivos no período entre 2021 e 2023 durante a pandemia. Os motivos são os mais diversos, no entanto podemos resumir a: relacionamentos humanos.
Relacionamentos problemáticos?
Por que será que os relacionamentos humanos são as maiores fontes de problemas para os humanos?
A resposta pode não ser óbvia, mas eu acredito que a maioria das pessoas intuem uma resposta bem satisfatória.
E você, o que acha disso? Quais seriam os motivos porque os relacionamentos são os maiores causadores de problemas?. Será que todo casal sabe como resolver conflitos na comunicação?
Durante a pandemia, o site da “Anafe” (Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais) mostra que:
Estudos demonstram que, durante o segundo ano de isolamento social decorrente da pandemia, o número de divórcios feitos em cartórios de notas do país subiu 26,9% de janeiro a maio só em 2021, em relação ao mesmo período de 2020. Se comparado a igual período de 2020, o crescimento foi de 36,35% em 12 meses. Comparativamente aos cinco primeiros meses de 2017, quando tudo estava “normal”, número de divórcios aumentou incríveis 75,34% só no Estado de São Paulo!
ANAFE
Se tudo começa dentro de casa, imagina o que não pode acontecer fora de casa!
Como estão a qualidade das relações na empresa?
Em 2023, eu fui contratado para ministrar uma palestra sobre Inteligência emocional e CNV – Comunicação Não Violenta, em uma empresa no interior de São Paulo. É uma indústria onde o clima interno estava muito “quente”. Os colaboradores estavam experimentando conflitos com cada vez mais frequência.
Depois da palestra passaram a refletir em outros pontos que não consideravam antes. Começaram a implantar métodos de como resolver conflitos na comunicação.
E o mundo, como está?
A mídia só divulga conflitos de interesse. Por conta disso, só ouvimos a respeito das guerras entre Rússia e Ucrânia e a guerra entre o Hamas e Israel. No entanto, se eu te perguntar quantas guerras estão acontecendo no ano de 2024 você saberia me responder com total certeza?
Eu vou te ajudar:
De acordo com reportagem da BBC news Brazil em Londres (14/nov/2023:
Junto à guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, que desde 7 de outubro acumula milhares de mortos, e à invasão russa contra a Ucrânia, que completará dois anos em fevereiro de 2024, conflitos armados em grande escala estão acontecendo neste momento em Burkina Faso, Somália, Sudão, Iêmen, Mianmar, Nigéria e Síria.
Os conflitos humanos são permanentes e nem todos são ruins a ponto de se tornarem em guerras. Às vezes a demonstração de um desacordo pode corrigir situações onde erros poderiam ser implantados. Mas, é necessário saber como tornar um desacordo em um acordo. Converter um contra argumento em uma concordância.
Para isso precisamos conhecer apenas algumas estratégias relativamente simples. É fato que algumas pessoas parecem já terem nascido com esta capacidade de fazer acordos e convencer com mais facilidade. É o caso dos diplomatas; essas pessoas conseguem transformar desacordos internacionais em contratos comerciais de paz entre países. Ou seja, sabem como resolver conflitos na comunicação.
E veja que este nem é o caso das necessidades que temos nas empresas onde trabalhamos. Nossas demandas diárias são bem mais simples. Partindo de como melhorar o relacionamento na família, até chegar em bons entendimentos no ambiente corporativo, o que nos interessa é vivermos em paz e concórdia entre todos.
O que fazer?
Vamos pensar simples:
- Você tem clareza do que quer exatamente? A clareza na comunicação é fundamental para não criar confusões.
- Você tem clareza do que seu interlocutor quer exatamente? Saber sobre isso te ajuda a ajudar a pessoa,
- seja contribuindo diretamente com a solução,
- seja encaminhando o problema a alguém competente
- ou ainda para afirmar que não está em posição de ajudar.
- Você tem uma visão ou proposta que não é aceita?
- Coloque seus argumentos.
- Faça comparações.
- Conte histórias que comprovem a veracidade de seus argumentos.
- Seja afirmativo, não ditador.
- Seja gentil e respeitoso.
- Foque no tema e não na pessoa.
- Demonstre certeza e seja firme em sua abordagem.
- Busque consenso.
- Todos devem concordar, pelo menos com a maior parte das propostas.
- Ceda no que não te prejudica, quando for absolutamente necessário.
- Adapte, não mude. Mudar desfigura sua proposta, adaptar, deixa com a cara do outro.
- Cuidado com as palavras que você usa durante o debate:
- Mas. Esta palavrinha tem o poder de minimizar ou até anular o que o outro disse. Reduz o valor do que foi afirmado anteriormente.
- E. Esta partícula tem o poder de somar, de juntar, de associar uma informação à outra.
- Ainda, Se, Desde, Até, Enquanto. Essas palavras são condicionais, elas tornam a afirmação seguinte atreladas à anterior formando uma condição. Veja se é adequado colocar de tal forma pensando nas consequências.
- Não. O não é uma negativa intelectual. Uma palavra abstrata que não forma imagem no cérebro. Também pode tornar a relação pouco calorosa. Tem o poder de quebrar o rapport, a sintonia na comunicação. Quebra acordos e coloca o comunicador em uma posição de oposição frontal. Ao invés de dizer que não faz algo, prefira dizer como prefere fazer de outra forma sem usar o não. Exemplo: “Neste caso nós preferimos fazer dessa outra forma, que poderá ser mais interessante para todas as partes.”
- Cuidado com as “ironias”. Elas podem ser ouvidas como afrontas, críticas, ou comparações que inferiorizam seu interlocutor. Prefira usar quando o tema for informal e engraçado e não em uma negociação. A não ser que o clima esteja quente e você já está com a faca e o queijo na mão. Mesmo assim, é bom evitar para não causar possíveis ressentimentos.
- Evite “sarcasmo”. Passa a sensação de agressividade e desrespeito.
- Use técnicas de negociação e boa comunicação, no entanto, não se esqueça de ser humano durante a relação.
Estas são dicas para a melhoria de suas relações no ambiente profissional. Nós devemos nos lembrar que as pessoas no trabalho não são íntimas, e devemos tratar a todos com o devido respeito e gentileza, atitudes que enobrecem os relacionamentos. Isso tudo vai servir como uma antecipação aos conflitos a fim de que eles nem cheguem a existir.
Ainda que o clima seja de conflito e possamos sentir a tensão no ar, o melhor a fazer é não perder a calma, o centro, o equilíbrio. Se isso acontecer, a melhor saída momentânea é suspender a discussão e finalizar em momento mais oportuno quando as partes estiverem em seu pleno domínio da racionalidade.
As emoções acaloradas em um debate nunca são bons conselheiros.
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