Você consegue se lembrar da primeira vez na sua vida em que testemunhou uma cena de agressividade entre duas pessoas?

Agressividade é um dos temas humanos mais trabalhados nos consultórios psicoterapêuticos. Não apenas lá, mas também nas religiões. E ainda na área médica, a agressividade também é um tema bastante tratado.

Existem muitos remédios para a ansiedade que é um dos sintomas que podem servir de gatilho para a agressividade. Além disso, precisamos todos aprender a como resolver conflitos na comunicação.

No Brasil, houve um aumento acima dos 36% no consumo de antidepressivos no período entre 2021 e 2023 durante a pandemia. Os motivos são os mais diversos, no entanto podemos resumir a: relacionamentos humanos.

Relacionamentos problemáticos?

Por que será que os relacionamentos humanos são as maiores fontes de problemas para os humanos?

A resposta pode não ser óbvia, mas eu acredito que a maioria das pessoas intuem uma resposta bem satisfatória.

E você, o que acha disso? Quais seriam os motivos porque os relacionamentos são os maiores causadores de problemas?. Será que todo casal sabe como resolver conflitos na comunicação?

Durante a pandemia, o site da “Anafe” (Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais) mostra que:

Estudos demonstram que, durante o segundo ano de isolamento social decorrente da pandemia, o número de divórcios feitos em cartórios de notas do país subiu 26,9% de janeiro a maio só em 2021, em relação ao mesmo período de 2020. Se comparado a igual período de 2020, o crescimento foi de 36,35% em 12 meses. Comparativamente aos cinco primeiros meses de 2017, quando tudo estava “normal”, número de divórcios aumentou incríveis 75,34% só no Estado de São Paulo!

ANAFE

Se tudo começa dentro de casa, imagina o que não pode acontecer fora de casa!

Como estão a qualidade das relações na empresa?

Em 2023, eu fui contratado para ministrar uma palestra sobre Inteligência emocional e CNV – Comunicação Não Violenta, em uma empresa no interior de São Paulo. É uma indústria onde o clima interno estava muito “quente”. Os colaboradores estavam experimentando conflitos com cada vez mais frequência.

Depois da palestra passaram a refletir em outros pontos que não consideravam antes. Começaram a implantar métodos de como resolver conflitos na comunicação.

E o mundo, como está?

A mídia só divulga conflitos de interesse. Por conta disso, só ouvimos a respeito das guerras entre Rússia e Ucrânia e a guerra entre o Hamas e Israel. No entanto, se eu te perguntar quantas guerras estão acontecendo no ano de 2024 você saberia me responder com total certeza?

Eu vou te ajudar:

De acordo com reportagem da BBC news Brazil em Londres (14/nov/2023:

Junto à guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, que desde 7 de outubro acumula milhares de mortos, e à invasão russa contra a Ucrânia, que completará dois anos em fevereiro de 2024, conflitos armados em grande escala estão acontecendo neste momento em Burkina Faso, Somália, Sudão, Iêmen, Mianmar, Nigéria e Síria.

Os conflitos humanos são permanentes e nem todos são ruins a ponto de se tornarem em guerras. Às vezes a demonstração de um desacordo pode corrigir situações onde erros poderiam ser implantados. Mas, é necessário saber como tornar um desacordo em um acordo. Converter um contra argumento em uma concordância.

Para isso precisamos conhecer apenas algumas estratégias relativamente simples. É fato que algumas pessoas parecem já terem nascido com esta capacidade de fazer acordos e convencer com mais facilidade. É o caso dos diplomatas; essas pessoas conseguem transformar desacordos internacionais em contratos comerciais de paz entre países. Ou seja, sabem como resolver conflitos na comunicação.

E veja que este nem é o caso das necessidades que temos nas empresas onde trabalhamos. Nossas demandas diárias são bem mais simples. Partindo de como melhorar o relacionamento na família, até chegar em bons entendimentos no ambiente corporativo, o que nos interessa é vivermos em paz e concórdia entre todos.

O que fazer?

Vamos pensar simples:

  1. Você tem clareza do que quer exatamente? A clareza na comunicação é fundamental para não criar confusões.
  2. Você tem clareza do que seu interlocutor quer exatamente? Saber sobre isso te ajuda a ajudar a pessoa,
    • seja contribuindo diretamente com a solução,
    • seja encaminhando o problema a alguém competente
    • ou ainda para afirmar que não está em posição de ajudar.
  3. Você tem uma visão ou proposta que não é aceita?
    • Coloque seus argumentos.
    • Faça comparações.
    • Conte histórias que comprovem a veracidade de seus argumentos.
    • Seja afirmativo, não ditador.
    • Seja gentil e respeitoso.
    • Foque no tema e não na pessoa.
    • Demonstre certeza e seja firme em sua abordagem.
  4. Busque consenso.
    • Todos devem concordar, pelo menos com a maior parte das propostas.
    • Ceda no que não te prejudica, quando for absolutamente necessário.
    • Adapte, não mude. Mudar desfigura sua proposta, adaptar, deixa com a cara do outro.
  5. Cuidado com as palavras que você usa durante o debate:
    • Mas. Esta palavrinha tem o poder de minimizar ou até anular o que o outro disse. Reduz o valor do que foi afirmado anteriormente.
    • E. Esta partícula tem o poder de somar, de juntar, de associar uma informação à outra.
    • Ainda, Se, Desde, Até, Enquanto. Essas palavras são condicionais, elas tornam a afirmação seguinte atreladas à anterior formando uma condição. Veja se é adequado colocar de tal forma pensando nas consequências.
    • Não. O não é uma negativa intelectual. Uma palavra abstrata que não forma imagem no cérebro. Também pode tornar a relação pouco calorosa. Tem o poder de quebrar o rapport, a sintonia na comunicação. Quebra acordos e coloca o comunicador em uma posição de oposição frontal. Ao invés de dizer que não faz algo, prefira dizer como prefere fazer de outra forma sem usar o não. Exemplo: “Neste caso nós preferimos fazer dessa outra forma, que poderá ser mais interessante para todas as partes.”
  6. Cuidado com as “ironias”. Elas podem ser ouvidas como afrontas, críticas, ou comparações que inferiorizam seu interlocutor. Prefira usar quando o tema for informal e engraçado e não em uma negociação. A não ser que o clima esteja quente e você já está com a faca e o queijo na mão. Mesmo assim, é bom evitar para não causar possíveis ressentimentos.
  7. Evite “sarcasmo”. Passa a sensação de agressividade e desrespeito.
  8. Use técnicas de negociação e boa comunicação, no entanto, não se esqueça de ser humano durante a relação.

Estas são dicas para a melhoria de suas relações no ambiente profissional. Nós devemos nos lembrar que as pessoas no trabalho não são íntimas, e devemos tratar a todos com o devido respeito e gentileza, atitudes que enobrecem os relacionamentos. Isso tudo vai servir como uma antecipação aos conflitos a fim de que eles nem cheguem a existir.

Ainda que o clima seja de conflito e possamos sentir a tensão no ar, o melhor a fazer é não perder a calma, o centro, o equilíbrio. Se isso acontecer, a melhor saída momentânea é suspender a discussão e finalizar em momento mais oportuno quando as partes estiverem em seu pleno domínio da racionalidade.

As emoções acaloradas em um debate nunca são bons conselheiros.

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