pexels-photo-1571877

A não-técnica que melhora
em 50% sua oratória

A oratória continua sendo um dos campeões do medo no quesito performance. As pessoas sentem na pele o que é ter que falar em público e ficar inseguras. Existem muitas técnicas para melhorar a qualidade da comunicação em público e poucas para controlar o medo. E tudo isso às vezes acaba dificultando mais do que facilitando. Por isso, neste post eu quero te mostrar uma não-técnica que melhora em 50% sua oratória.

O que é não-técnica de oratória?

Basicamente, uma não-técnica é uma estratégica que não visa a melhoria da oratória diretamente. Ela não é uma técnica de comunicação para público. Mas, serve para melhorar sua performance quando estiver falando em público. Ainda assim, ela pode ser compreendida como uma técnica para seu comportamento.

homem com microfone

Normalmente as pessoas que experimentam dificuldades para falar em público tem como motivos algumas das questões abaixo:

  • Aprovação pelo público
  • Julgamento do público
  • Adequação para o público
  • Relacionamento com o público

São tantas preocupações em relação ao público que o comunicador não consegue se concentrar no que é mais importante.

As técnicas servem para você desenvolver suas habilidades durante o treinamento. A não-técnica serve para você parar de prestar atenção em algo que não está te ajudando a melhorar sua performance.

O que é que mais atrapalha quando vamos falar em público?

Colocar atenção naquilo que não dá resultado direto na oratória. É isso o que mais atrapalha quando falamos em público.

A ação oratória exige alto teor de concentração. Mas, esta concentração deve estar no lugar certo.

Nosso sistema nervoso ou, se preferir, nosso cérebro responde à palavra. Se houver um diálogo interno quando você está diante do público que diga algo como:

  • O que eu devo fazer agora?
  • Será que eles estão gostando?
  • Será que eu estou me estendendo demais?
  • Será que serei bem avaliado ou eles vão me julgar mal?

Então, seu sistema nervoso inteiro vai entrar no modo de medo e criar um conjunto de reações fisiológicas que você já conhece e sabe que é muito ruim. Você vai ficar tão tenso que não vai conseguir falar em público direito.

Coloque sua atenção no conteúdo que vai falar. Ele está dentro de você e não no seu público.

sidnei miranda

Qual é a não-técnica que melhora sua oratória

É justamente esta, ou seja: “Tirar sua atenção do público e de toda a possível preocupação que você tenha relacionada a ele.”

falando ao microfone

Seu público não é seu inimigo. Pelo contrário, ele torce por você. Quer que você se dê bem na apresentação. Quer voltar para casa com uma experiência memorável da sua apresentação. Por isso, ele espera o melhor, mesmo sem saber qual será o seu melhor.

O que eu quero dizer é que o público não fica pensando mal de você enquanto você está se apresentando. Eles ficam em um estado mental passivo, abertos ao que vem de você.

Você comanda o show. Entregue-se ao processo com confiança e coloque sua total concentração em si mesmo e no seu conteúdo.

Para usar esta não-técnica basta manter seu foco em si mesmo e esquecer de qualquer tipo de autojulgamento negativo que você acredite que seu público possa estar pensando sobre você.

O próximo passo é aquele em que você está livre para conhecer a fundo “como falar em público do jeito certo”.

Por que esta não-técnica melhora 50% sua oratória

Ela melhora em 50% sua performance em público porque não te deixa ficar nevoso por causa do seu medo de julgamento do público. Falar sem medo, ou seja, com autoconfiança é 50% do trabalho. O resto é sua habilidade em usar as técnicas de comunicação para expor seu conteúdo. Por aí é que vemos o quanto o medo nos prejudica.

Vídeos para dominar o medo de falar em público

No meu canal do Youtube eu tenho alguns vídeos com outras técnicas para você dominar o seu medo de falar em público. Inscreva-se no canal.

Medo de falar em público #1

Controlando o medo do público #2

Auto controle #3

Compartilhe esse post!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Central de Atendimento

contato@sidneimiranda.com.br

(11) 94027-7221

(11) 2836-2080

© 2018 • Todos os direitos reservados

quero receber

Toda semana tem post novo no blog!

inscreva-se agora!